domingo, 17 de janeiro de 2016

Dicas de estudo para o concurso INSS 2016





Um dos editais mais esperados do Brasil foi publicado. 

edital 1/2015 para realização do novo concurso público no INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, para dois dos seus cargos mais estratégicos (Técnico e Analista do Seguro Social).

 A organizadora será o CESPE/UnB e as provas objetivas (única etapa do concurso) serão aplicadas em 15 de maio de 2016.


Dá pra passar começando estudar agora?




Os professores de cursinhos de todo o Brasil apostam que sim, ainda dá tempo! 

O primeiro passo para quem ainda vai começar a estudar é criar um plano de estudos, pois está mais do que comprovado que "vale o que está escrito". 

Quem já vem se preparando com bastante antecedência para este concurso conhece bem a importância da organização formal. Não confie apenas na "intuição", não faça promessas "da boca para fora". Planeje com o máximo de senso de realismo!

Comece elaborando um cronograma de estudo, e adquirindo um material de qualidade.

Concorrência


Por ser de âmbito nacional, este é um dos concursos mais concorridos do país, equiparando-se a grandes seleções, como as da Caixa e Banco do Brasil, entre outras. 



Por outro lado, neste ano (estamos no final de 2015!) é o maior concurso aberto e ainda por cima estamos considerando que vivemos em momento de profunda crise econômica, que tem refletido no aumento do desemprego.


Tudo isto significa que será grande a concorrência, superando inclusive a casa do um milhão de inscrições, somente para o cargo mais procurado, que é Técnico do Seguro Social, por exigir formação geral.  

Como não estará fácil para candidato algum, o estudo dos candidatos requer atenção em disciplinas essenciais do concurso, tais como Direito Previdenciário/Seguridade Social (o peso deste conteúdo será maior), Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e, claro, Português.



Dicas de Estudo Concurso INSS 2016




Cuidado com o conteúdo de Informática, pois, conforme havíamos dito meses antes, a prova cobrará conteúdos sobre os sistemas operacionais mais recentes da Microsoft (Windows 7 e 10), além de LibreOffice. 

Claro que a teoria não basta: é preciso que o candidato também utilize os recursos de informática. Ou seja, é uma matéria que exige muita resolução de exercícios, talvez até mais do que apenas cultivar o hábito de ler o conteúdo.

Dentre as questões de raciocínio lógico, estima-se que serão bastante cobradas três das quatro temáticas: Porcentagens, Proposições e Teoria dos Conjuntos. 

Assim, não poderá ficar de fora, por exemplo, o estudo das equivalências logicas, conjunções e disjunções, quantificadores lógicos, regra de três e interseções de conjuntos.

Em Seguridade Social, especialistas advertem para a intensificação dos estudos sobre conhecimentos ligados à área (princípios, regime geral, previdência complementar, crimes contra a previdência) e leis complementares, uma vez que este assunto terá um peso maior na prova do INSS.  (fala-se em 58% do peso global).

Por fim, é de se esperar uma nota de corte bastante elevada. Mas isso não é surpresa para candidato algum...

0 comentários:

Postar um comentário